Translate

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

MeeGo volta à vida em novo smartphone no mês que vem

Jolla


Depois que a Nokia desistiu do MeeGo, uma nova empresa continuou a desenvolvê-lo: a Jolla, que reúne diversos ex-funcionários da Nokia. E eles já estão prontos para anunciar um novo smartphone com MeeGo já no mês que vem.
Segundo o Wall Street Journal, o sistema – agora chamado Sailfish – estará disponível inicialmente apenas em aparelhos da própria Jolla. No entanto, eles planejam oferecer o OS para licenciamento até junho de 2013.
Ainda não há detalhes sobre o novo aparelho. Vale lembrar que a Jolla não faz parte da Nokia, nem é afiliada a ela – então provavelmente veremos algo bem diferente do Nokia N9.
A Jolla foi fundada há um ano, e quer se expandir pelo mundo: eles planejam abrir centros de pesquisa na China, e arrecadar US$65 milhões para tanto. Por enquanto, a empresa já levantou US$260 milhões em fundos para desenvolver o OS e novos aparelhos. É bastante dinheiro para um OS que foi, há tempos, deixado de lado.
Mas quem acredita que o MeeGo/Sailfish terá chance contra os inúmeros concorrentes no mercado? Várias empresas: segundo o executivo-chefe da empresa, Jussi Hurmola, pelo menos uma operadora de telefonia, um fabricante de chips e diversas fabricantes de aparelhos estão no barco. Hurmola diz que acontecimentos recentes no mercado de smartphones, como a disputa judicial da Apple contra dispositivos Android, fez empresas procurarem alternativas.
Sailfish, Tizen, Firefox OS… Há quem acredite em mais uma opção no mercado de smartphones – e assim, o MeeGo continua vivo

Pode gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...