Translate

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

As últimas novidades do Windows Phone 8

Windows Phone 8


A gente já sabia um monte de coisas sobre o Windows Phone 8, mas a Microsoft, esperta como é, reservou algumas para hoje, o lançamento do sistema. Vamos ver algumas?
O Windows Phone 8 ganhou suporte a Live Apps, que se integram mais ao sistema – como na tela de bloqueio. E ele ganhará mais apps, inclusive um Skype que funciona bem em plano de fundo. E há outras pequenas novidades, além de uma integração mais forte a serviços da Microsoft e a plataformas da concorrência. Vamos dar uma olhada:

Live apps

Desenvolvedores poderão integrar seus apps à tela de bloqueio, aquela que mostra data, hora, algumas notificações e uma bela imagem. A integração leva a essa tela informações diversas, em texto ou imagens, que ficam passeando pela tela enquanto o usuário não a desbloqueia. Como Joe disse, “é sempre uma surpresa”.
No palco, foi demonstrado o Facebook — as fotos do usuário aparecem na tela de bloqueio. Outros apps foram citados, como app do Fotos, placares de esportes, ou mesmo ofertas do Groupon. Claro, você escolhe qual app vai ocupar a tela de bloqueio.
A ideia é deixar sua experiência mais pessoal, antes mesmo de você destravar o aparelho. É quase uma extensão da personalização presente na tela inicial.
Os apps também podem se integrar a outras partes do sistema, como no Wallet, que reúne formas de pagamento com o celular – via apps ou NFC – e que foi apresentado em junho.

Novos apps

Anote aí: Twitter, Facebook e diversos outros apps serão renovados para o Windows Phone 8. Além disso, a plataforma ganhará diversos jogos, a maioria vindos de outras plataformas, como Temple Run, Jetpack Joyride, Where’s My Water e Angry Birds Star Wars. Vale notar que vários desses jogos (porém não todos) estarão disponíveis apenas para Windows Phone 8, por usarem APIs novas do sistema.
Joe Belfiore, da Microsoft, diz que 46 dos 50 apps mais populares de outras plataformas chegarão em breve ao Windows Phone 8. Além disso, o Marketplace já chegou a 120.000 apps, contra 100.000 em junho.
O Pandora também ganhará um app para chamar de seu (no começo de 2013) e dará aos donos do WP8 um ano de assinatura gratuita, sem anúncios. Como o serviço só funciona nos EUA, não muda muito as nossas vidas aqui no hemisfério sul.

Skype

Desde que a Microsoft comprou a Skype, esperávamos uma integração de VoIP no Windows Phone. Ela demorou para chegar e não funcionava tão bem no Windows Phone 7, mas tudo muda para o Windows Phone 8.
O Skype agora roda em segundo plano, e está sempre ativo: você não perderá ligações ou mensagens só porque deixou de abrir o app. (Isso também vale para o Windows 8 e RT.) E segundo a Microsoft, ele faz isso sem rodar código no plano de fundo, e sem drenar a bateria.

Data Sense

A gente já sabia dessa, mas faltava a Microsoft confirmar. O Data Sense é uma espécie de suite completa para controle e economia de dados. Ele monitora o consumo do seu plano de dados, inclusive separando por apps – o que já vimos em outras plataformas, como o Android.
Mas além disso, ele compacta páginas da web, permitindo que você acesse até 45% mais páginas no mesmo plano de dados. No entanto, aparentemente é preciso que as operadoras habilitem o Data Sense para ele funcionar. Pelo menos uma função deve estar disponível para todos: ele ajuda você a encontrar pontos de acesso Wi-Fi gratuitos por perto.

Kid’s Corner

O “cantinho da criançada” permite que você empreste seu smartphone para uma criança usar, sem que ela acesse seus dados privados. É quase um suporte a múltiplos usuários, mas focado em crianças.
Funciona assim: você ativa o Kid’s Corner nas configurações, e escolhe os apps para seu filho usar. Quando ele pedir seu celular emprestado, você abre o app “Kid’s Corner” e a criança terá acesso apenas aos apps que você escolheu – em vez de acessar seus e-mails, ou mandar mensagens por acidente.
Você também pode acessá-lo da tela de bloqueio: deslize para a esquerda, e lá está o Kid’s Corner.

Rooms

O Windows Phone 8 agora tem suporte a Rooms (Salas). No hub Pessoas, você pode agrupar certos contatos como grupos, para se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo. Além de enviar SMS/e-mail para todos, você ainda pode compartilhar fotos, calendários e notas com o grupo. E eles não precisam ter Windows Phone para acessar isto, já que tudo fica guardado no Skydrive e no OneNote. É uma ideia bem bacana.

Integração

O Skydrive está mais presente do que nunca no Windows Phone: agora há mais controles para sincronizar suas fotos com a nuvem. Se você usar Wi-Fi, ele envia as imagens em tamanho original; se for via 3G, ele reduz o tamanho para você não estourar seu plano de dados.
O Windows Phone 8 se integra bem ao recém-lançado Windows 8. Mostramos hoje o app Modern feito especialmente para isso, permitindo compartilhar links e fotos do seu PC/tablet para o smartphone.
Xbox Music também estará presente nele, permitindo compra e streaming de músicas com um Xbox Music Pass. E a integração continua com o SmartGlass: se você tiver um Xbox 360, poderá controlá-lo usando o Windows Phone. Isso vale também para o WP7 e para outras plataformas, como o Android.
E falando em outras plataformas, o Windows Phone 8 poderá acessar as músicas e playlists do iTunes. A Microsoft vai disponibilizar um programa para isso, que permite sincronizar o Windows Phone com Macs.

Aparelhos

Eis a lista dos smartphones mencionados no evento:
- Samsung Ativ S: o novo Windows Phone da Samsung finalmente deu as caras. Ele foi anunciado no final de agosto com tela Super AMOLED HD de 4,8″, processador Snapdragon S4 e apenas 8,7mm de espessura. Traremos mais detalhes sobre este aparelho em breve.
- HTC 8X: este é o aparelho high-end que a HTC preparou com Windows Phone. Com corpo bem fino e cores chamativas, o 8X possui processador Snapdragon S4 e uma tela HD de 4,3″. Nós o conhecemos em setembro junto a seu irmão mais novo (e menos potente), o 8S.
Lumia 920: este você com certeza já conhece! Tela incrível, câmera incrível, processador Snapdragon S4, carregamento sem fios e tudo o mais. Esta é a grande aposta da Nokia.
Lumia 820: esta será uma versão mais acessível do 920, com tela menor (e de resolução menor) e sem câmera Pureview, porém com mesmo processador e com Windows Phone 8.
Lumia 810: uma versão do 820 exclusiva para a operadora americana T-Mobile, levemente maior e com design menos curvo. Em especificações, ele é o mesmo.
Lumia 822: outra versão do 820, desta vez feita para a operadora Verizon. Ele tem design que lembra vagamente o Lumia 710, e não é compatível com redes GSM.

Lançamento

A primeira leva de Windows Phones 8 chega este final de semana à Europa, começando com o Lumia 920 e o Samsung Ativ S. Em novembro, os EUA recebem estes e outros modelos, listados acima. O Brasil não foi mencionado no evento, mas já sabemos que os Lumias 920 e 820 chegam por aqui só no início de 2013 - porém já compatível com o 4G brasileiro.

O que eles não mencionaram

Desde junho já sabemos que o Windows Phone 7.5 não será atualizado para a versão 8. No entanto, eles recebem o Windows Phone 7.8, cuja única novidade anunciada foi a nova tela Iniciar, com blocos redimensionáveis. No evento, o Windows Phone 7.8 não foi mencionado.

Pode gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...