Translate

sábado, 20 de outubro de 2012

Anatomia de um rumor: como o falso Sony Nexus X enganou o mundo

Anatomia de um rumor: como o falso Sony Nexus X enganou o mundo


Você pode ter lido nos últimos dias alguns rumores com relação ao lançamento do smartphone Sony Nexus X. A imagem acima, revelada no dia 15 de outubro, dava detalhes do que poderia ser o próximo smartphone da Google. Contudo, diferente do que se pensava, a imagem era uma montagem, criada com o propósito de se estudar a propagação das notícias nos meios de comunicação.

O autor revelou todo o processo “criativo” nesta semana, no Tumblr Anatomy of a Hoax. Primeiramente, ele realizou um trabalho simples em editores de imagem, alterando pequenos detalhes em um produto já existente para criar um novo conceito. Depois, criou uma conta falsa no Picasa e postou a imagem.

No mesmo dia ele enviou um email com nome falso para o site Xperia Blog, que publicou a notícia. Rapidamente a informação se propagou e, em 48 horas, os principais sites do mundo já noticiavam o rumor. Segundo o autor, mais de 100 artigos diferentes foram publicados em 48 horas sobre o assunto. O termo podia ser encontrado em um total de 521 páginas no Google, com mais de 90 mil menções na web.

O boato também foi destaque aqui, no dia 15 de outubro. Entretanto, como você pode conferir no texto, a informação foi tratada como um rumor e afirmamos que já havia indícios de que as imagens seriam falsas o que, de fato, acabou se confirmando.


Fonte: http://www.tecmundo.com.br/rumor/31597-anatomia-de-um-rumor-como-o-falso-sony-nexus-x-enganou-o-mundo.htm#ixzz29siwNlIb

Pode gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...