Translate

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

iOS 6: todas as principais novidades


iOS 6, dia 19 de setembro.
Ontem o iOS 6 foi lançado e ele tornará o seu iPhone melhor do que ele jamais foi. Por que você deve fazer a atualização? Há tantos, tantos motivos…

Facebook

Facebook no iOS 6.
Talvez a melhor e mais atrasada adição. (Quase) todo mundo usa o Facebook, então quanto mais profundo ele estiver enraizado no iOS, melhor. Agora, tal qual o Twitter, você pode conectar a sua conta no Facebook diretamente ao iOS, permitindo que o iPhone converse diretamente com a rede de Mark Zuckerberg. Dá para publicar direto no Facebook fotos do seu álbum, atualizar seu status da central de notificações e sincronizar a sua lista de contatos com a conta de cada pessoa correspondente no Facebook. É um negócio fantástico e leva o iOS mais próximo da experiência do Windows Phone — o atual rei supremo da integração com mídia social. Queremos mais disso.

Panoramas fáceis e bonitos

Facebook no iOS 6.
Existe um zilhão de apps que grudam fotos para criar panoramas, mas agora isso passa a ser um recurso embutido na câmera do iPhone — 240º de uma foto bem larga, colada automaticamente.  Deve ser divertido.

Novos Mapas

Mapas no iOS 6.A Apple tirou o Google do seu app de mapas e fez tudo ela mesma. É um pacote bem misto, mas eis algumas das mudanças mais legais:
Vetores vs. gráficos bitmapOs novos mapas não são mais baseados em bitmaps. Diga adeus àquele carregamento lento e horrível. Agora eles são baseados em vetores, o que significa carregamentos mais rápidos — eles ainda precisam ser carregados, mas nos nossos testes, bem mais rapidamente — e gráficos mais suaves e muito melhores.
Navegação curva-a-curva
Como qualquer outro app de GPS, o Mapas da Apple também vem com um sistema de navegação curva-a-curva. Ele parece bom. Pena que não funciona no Brasil.
Cartões de Informação de negócios
Agora cada localidade do Mapas inclui um cartão que lhe dá tudo o que você precisa saber dele. Se for um restaurante, ele mostra avaliações e notas, junto com fotos. Infelizmente, é outro recurso ausente no Brasil.
São coisas legais, uma pena que muitas delas estejam indisponíveis por aqui, o que acaba sendo o caso de outros recursos fora do Mapas, como Passbook e melhorias na Siri. Mas o app é definitivamente mais rápido do que quando usava dados do Google. Mas faltam coisas importantes que o Google oferece — informações do transporte público e Street View, por exemplo.

FaceTime via 3G

Levou alguns anos, mas agora o FaceTime é tão fantástico quanto poderia ser esse tempo todo ao permitir que vídeo chamadas sejam feitas de qualquer lugar onde se tenha sinal. Ele fará um mal danado ao seu plano de dados, mas a diferença o uso via rede de telefonia e Wi-Fi é mínima A qualidade do vídeo é decente. Isso é matador. Agora você pode parar durar uma caminhada e mostrar ao seu tio a maravilhosa natureza enquanto ele fica sentado no porão.
A menos que a sua operadora bloqueie o recurso, o que é bem provável.

Privacidade melhorada

Privacidade no iOS 6.
Este aqui é simples: agora existe uma lista de configurações para todos os apps que já requisitaram acesso à sua localização, contatos, calendários, lembretes e fotos. Ative ou desative o acesso onde achar conveniente, ou defina um timer “Não Perturbe” para manter seu celular sem tocar para tudo, exceto chamadas importantes.

Menu de compartilhamento mais bonito e fácil de usar

Compartilhamento no iOS 6.
O antigo era tão feio! Era só uma lista monótona. Agora, se quiser compartilhar aquela foto esquisita que acabou de tirar, você será apresentado a um belo grid gráfico de serviços — email, Facebook, Twitter, SMS — para escolher. É mais fácil de visualizar e, consequentemente, de compartilhar.

Um iPod moderno

Novo iPod.
O app Música deixou de lado a sua pele antiga por visual monocromático mais simples e escuro. Ele funciona da mesma forma, mas se aproxima do OS X na aparência. Talvez você goste mais dele do antigo visual — e mesmo que não, você se esquecerá dele rapidamente.

Uma tonelada de novos emojis

Novos emojis.
Todos os emojis são bons emojis. E o velho conjunto deles no iOS 5 era bem legal. Mas veja a arte e os detalhes em cada um desses pequeninos animais. Repare nas penas com um degradê suave da galinha. A pose do poddle. O baiacu! Agora volte aos velhos ícones de animais do iOS 5 — eles basicamente lembram cabeças em forma de balões com bicos.

Rejeite chamadas com classe

A visualização de chamadas e a aversão à humanidade foram aperfeiçoadas no iOS 6. Quer ignorar alguém? Você pode rejeitar suas chamadas com um lembrete posterior, ou enviar uma mensagem pré-programada do tipo “hey cara, me desculpe mas estou ocupado, o que era?” enquanto simultaneamente rejeita a chamada. Basta deslizar o dedo para cima enquanto o celular toca, escolher o método para evitar o contato e, com alguns toques, você consegue evitar outra chamada com sucesso. Se quiser, pode personalizar as mensagens de resposta com toda a sorte de desculpas esfarrapadas. É brilhante.

iTunes/App Stores remodeladas

As lojas no seu celular nunca estiveram tão fáceis de navegar: muitas listas, muitas seções, muita rolagem. No iOS 6, elas receberam um tratamento chique, com grande semelhança com a loja glamourosa do Apple TV. As novas lojas também acrescentaram uma esperta rolagem horizontal nas listas e categorias, que é menos ruim e faz mais sentido em uma tela que não seja uma TV. Álbuns em destaque, apps, vídeos e outros do tipo aparecem todos juntos, com gráficos de encher os olhos. Não lhe renderá economia alguma, mas você perderá menos fios de cabelo com seus downloads.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...