Translate

quarta-feira, 27 de março de 2013

Saiba tudo do PS4! (ATUALIZADO X2)

original

Ontem o PS4 foi anunciado (não lançado) e a Sony divulgou várias novidades do console e dos próximos jogos. Acompanhei o evento via streaming e mesmo gostando mais do PC para jogos, fiquei impressionado com o poder de processamento e a conectividade do novo console da Sony.



HARDWARE
sistema

Da parte de hardware a Sony divulgou coisas bem interessantes, mas algumas já conhecidas. A arquitetura X86 com um processador Octa Core (provavelmente da AMD) já estava nos rumores a algum tempo, mas a quantidade de RAM que se esperava de acordo com os rumores era de 4GB apenas e a Sony decidiu lançar o console com 8GB de memória RAM DDR5, a mesma das placas de vídeo. O HD a Sony infelizmente não revelou o tamanho, só disse que será "imenso" (1TB? 2TB?). A placa de vídeo também não teve detalhes revelados, mas será "extremamente poderosa", provavelmente algo equivalente a Radeon HD 7970. A arquitetura do PS4 deverá também facilitar a vida dos desenvolvedores de jogos, pois como foi falado, será de fácil desenvolvimento.

O PS4 usará Blu-Ray ainda mas não terá retrocompatibilidade com o PS3 (somente via Streaming). De conectividade o aparelho contará com Wi-Fi, Bluetooth, Ethernet e HDMI. A quantidade de conectores USB também não foi revelado.

Uma coisa muito bacana do PlayStation 4 é que será capaz de você desligar o console e então retomar o jogo ligando ele, algo como um modo de suspensão ou hibernação. Além disso, o PS4 terá um chip adicional para cuidar de uploads e downloads, ou seja, você poderá jogar um jogo e deixar baixando outro em segundo plano sem problemas ou, como a Sony citou, baixar uma parte de um jogo, começar a jogá-lo e em segundo plano fica baixando o resto do jogo. Muito legal =D



CONTROLE
original (1)

O DualShock original introduziu a vibração para o controle sem precisar de um acessório a mais. O DualShock 2 foi melhorado e a pressão nos botões fazia diferença e o controle tinha mais níveis de vibração. No DualShock 3 a Sony deixou sem fio e com bateria interna (muito melhor que pilhas como no Wii e Xbox 360), colocou gatilhos (R2 e L2) e melhorou muito a vibração. 

Agora no DualShock 4, a Sony colocou um touchpad, mudou os gatilhos, colocou um botão novo (chamado Share), colocou um conector de fone de ouvido no controle (algo muito bom no controle do Xbox 360 mas que o DualShock 3 não tinha) e um conector embaixo (parecido com MicroUSB). Além disso, o controle ganhou uma barra de luz que tem uma função parecida com a das bolas do Move. E o controle terá também um alto-falante, para melhor experiência nos jogos =D

E uma função muito interessante (inspirada no Wii U e Xbox Smartglass, na minha opinião) é a possibilidade de você usar o PS Vita como controle e a imagem ser transmitida direto para o console portátil. Também dá pra usar um tablet ou smartphone para acompanhar os gameplays e outras informações dos jogos sem precisar do console.

Ah sim, o botão Share tem uma função bem legal, a possibilidade de você tirar "Screenshot" do seu jogo ou fazer um gameplay (ao vivo também) direto do console. E ainda pode compartilhar com os amigos! A Sony fez uma parceria com o Facebook e com UStream, então fica muito mais conectado o seu jogo. =)


TUDO ONLINE
original

E além de tudo de novo que já foi falado, a nova PSN vai entender melhor você, o que gosta e sua relação com os amigos. Ela irá prever quais jogos você pode estar interessado em baixar e acelerar o download desses jogos. Ela também permitirá que um amigo seu possa "jogar o seu jogo" quando você estiver numa parte difícil, para ele mostrar o que fazer, isso remotamente. E todas as experiências poderão ser compartilhadas no Facebook, Twitter, YouTube e outras redes.



Mas infelizmente, algumas questões que queremos respostas não foram respondidas como: preço, data de lançamento e a questão de jogos usados.

Mas o console terá a retrocompatibilidade com o PS3 via Streaming (Gaikai?) e terá também a retrocompatibilidade com o PSOne e PS2. Alguns jogos já foram anunciados junto com o console como: 
  • Knack
  • Killzone: Shadow Fall
  • DiverClub
  • inFamous: Second Son
  • Deep Down
  • Watch Dogs (sairá para PS3 também)
  • Destiny
  • Diablo III (também sairá para PS3)

Fiquem com alguns vídeos dos jogos já anunciados e sintam vontade de ter um (sério mesmo, dá vontade mesmo)

Knack

Killzone: Shadow Fall

DriveClub

Curiosidade, o nome DriveClub foi registrado já faz 9 anos e os desenvolvedores do jogo mediram tudo dos carros para fazerem o melhor jogo de corrida!

inFamous: Second Son


Deep Down

Watch Dogs

Destiny

Diablo III



__________________________________________________


ATUALIZAÇÃO 21/02/2013:

O diretor da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, revelou mais alguns detalhes sobre o PS4, como:


  • O console terá saída de vídeo UHD 4K, mas será somente para filmes e vídeos nessa resolução, nada de jogos em 4K.
  • O console rodará sim jogos usados (Ufa!), ao contrário do que indicava alguns rumores.
  • O console não foi mostrado fisicamente ontem, na PlayStation Meeting porque a Sony precisava de algo para mostrar depois (talvez na E3) e o console é apenas o console. O evento era para mostrar o controle DualShock 4 e a filosofia usada para o PS4.

________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO 27/03/2013:

Durante a GDC 2013 a Sony revelou mais alguns detalhes sobre o PS4:
  • O console terá processador de oito núcleos com 1 thread cada e será compatível com DirectX 11.1+.
  • O PS4 terá suporte a vários shaders além dos que são oferecidos pelo DirectX 11 e pelo OpenGL 4.0, como o Playstation Shader
  • O PS4 terá 8GB de memória RAM DDR5, drive óptico Blu-Ray com suporte a mídias de camada dupla e HD "bem grande" para armazenamento dos jogos.
  • A câmera presente no PS4 usará um conector proprietário da Sony. Ela suporta um giroscópio de três eixos, duas câmeras com resolução de 1280x800, 85° de visão e quatro microfones.
  • A interface do PS4 será chamada de Connected UX. Segundo Chris Norden, engenheiro da Sony, a interface se baseia em 5 princípios: simplicidade de uso, imediatidade, conectividade social, integração com o PS Vita e experiência personalizada.
  • Você poderá exibir seu nome verdadeiro ou seu nome na Playstation Network.
  • O botão Share usará o encoder do videogame para enviar o vídeo para o Facebook e para o Youtube, ou seja, não irá ter lentidão nem transtornos ao jogador enquanto é feito o upload.
  • Como a função de upload e de transmissão ao vivo faz parte do firmware do PS4, não será necessário nenhum trabalho adicional por parte dos desenvolvedores.
  • Será possível jogar via Remote Play sem estar em casa, via internet no PS Vita.
  • O PS4 irá ter um app para iOS e para Android para os devices serem usados como segunda tela, algo parecido com o Smartglass do Xbox 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...