Translate

quinta-feira, 11 de abril de 2013

TUTORIAL: Como atualizar o Motorola RAZR/RAZR Maxx para o Android 4.1.2 oficial (ATUALIZADO X3)



Muitos devem ser usuário do fantástico aparelho da Motorola, o Motorola RAZR/RAZR Maxx. O aparelho foi lançado com Android 2.3.5 Gingerbread, recebeu o update para o Android 2.3.6 e para o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich. Mas o update para o Android 4.1.2 ainda não saiu no Brasil e poderá demorar ainda, mas vou mostrar aqui como colocar o Android 4.1.2 oficial da Motorola! =D

ATENÇÃO!!! SAIU A VERSÃO BRASILEIRA DO ANDROID 4.1.2!!! VEJA AQUI COMO INSTALAR A ROM BRASILEIRA!!!

Vamos primeiro aos avisos:

- ESTA ROM É EUROPÉIA, NÃO SUL AMERICANA!

-LEIA TODO O TUTORIAL PRIMEIRO E ENTÃO FAÇA POR SUA CONTA E RISCO, NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS AOS SEUS APARELHOS.

-ESTA ROM JÁ TEM ROOT, BASTA INSTALAR O SUPERUSER DA PLAY STORE.

-ESTA ROM TEM PT-BR.

-ESTA ROM É PARA O XT910 GSM E NÃO PARA O XT912 CDMA.

-TUDO FUNCIONA! FILMAGEM EM FULL HD 1080p, GOOGLE NOW E TUDO MAIS!

-FAÇA COM PELO MENOS 80% DA BATERIA! SE A BATERIA ACABAR DURANTE O PROCESSO É QUASE IMPOSSÍVEL RECUPERAR O APARELHO!

-FUNCIONA NO MOTOROLA RAZR E NO MOTOROLA RAZR MAXX.

-SAIU A VERSÃO BRASILEIRA! SE SEU APARELHO É BRASILEIRO E AINDA NÃO FEZ ESSE TUTORIAL, RECOMENDO INSTALAR A ROM BRASILEIRA. SE SEU APARELHO FOR EUROPEU, INSTALE ESTA VERSÃO SEM PRECISAR APAGAR O CID!!

Leram os avisos? Vou explicar o porque de avisar que a ROM é européia primeiro:

O Motorola RAZR tem um sistema de região e de segurança antes do boot. Como a ROM é européia, só aparelhos europeus e alguns asiáticos conseguem instalar essa ROM sem deletar o CID. Se você levar numa assistência da Motorola sem o CID, não vai ter garantia! Mas o aparelho funciona normal sem CID!


Para fazer o backup dos seus aplicativos e dados para passar para esta ROM recomendo o Titanium Backup.

Vamos ao tutorial então:

1 - Esteja com o Motorola RAZR/RAZR Maxx no Android 4.0.4 e com Root (Veja aqui como fazer o Root no seu Motorola RAZR/RAZR Maxx).

2 - Baixe o Bootmenu Manager no Google Play Store.

3 - Após instalado o Bootmenu Manager, abra ele e vá em installer (Vai pedir permissões de Root, vá em aceitar).

4 - Isto vai instalar o Bootmenu para quando você for ligar o aparelho, isso permite ligar o aparelho normalmente sem o CID e que o USB funcione normal.

5 - Agora abra o Bootmenu Manager novamente e vá em manager. Deslize para a esquerda e ative todas as opções: Custom kernel (2nd-boot); Custom kernel (Kexec); Custom init (2nd-init) e insecure adb.

6 - Baixe a ROM e o kernel europeu:
ROM Android 4.1.2
Kernel europeu

Não renomeie! Apenas coloque no armazenamento interno do RAZR!

7 - Depois de instalado o Bootmenu Manager e ativado todas as opções, reinicie o aparelho para fazer o backup da sua ROM atual. Vai aparecer quando iniciar um aviso que está sem o CID, pode ignorar.

8 - Quando o RAZR reiniciar e aparecer o boneco do Android (por causa do Bootmenu Manager) já clique no meio da tela. Vai aparecer algumas opções. Vá em Recovery, no final da primeira coluna.

9 - Agora vá em Firmware flashing e então em backup kernel. O backup fica na memória interna na pasta clockworkmod/firmware. É importante fazer o backup do kernel, porque se alguma coisa der errado, fica mais fácil voltar para o Android 4.0 e tentar de novo.

10 - Este passo é opcional, mas recomendável caso alguma coisa de errado. Vá em backup e então em Full Backup ou em Seletive Backup e selecione DATA e SYSTEM.

11 - Este passo é bem importante, caso não faça não tem como restaurar seu CID! Vá em Firmware flashing de novo e vá agora em backup CID. Depois do backup é recomendável que copie para o PC também.

12 - Volte e vá em Delete CID dentro de Firmware Flashing

13 - Volte e vá em Mount & Format e de Format System, Format Data e Format Cache. Isso NÃO vai afetar seu SD ou o armazenamento do RAZR. Somente o sistema e a partição de apps.

14 - Volte e vá Wipe & Clean e de Wipe Data/Factory Reset e Wipe Dalvik Cache.

15 - Agora sim, no passo 15 você está pronto para instalar sua ROM do Android 4.1.2 =) NÃO reinicie seu celular ainda, NÃO desista agora, você é brasileiro e não desiste nunca! Na verdade é porque o RAZR está sem sistema, então você terá que colocar a versão original do 4.0 para então fazer tudo de novo.

16 - Agora volte e vé em Firmware Flashing de novo mas agora vá em Flash Firmware. Use os botões de volume para navegar e o botão power para selecionar. Selecione o arquivo boot_jb_eu.img (Kernel europeu) e aperte power. Confirme clicando em Yes.

17 - Espere terminar, volte e vá em Install zip package. Vá em Install zip from storage, selecione o arquivo RAZR 4.1.2 Retail EU Stock Tec4all.zip (ROM Android 4.1.2). Selecione com o power e confirme clicando no Yes.

18 - O processo vai demorar um pouco então vá comer alguma coisa, tomar um banho rápido, assistir um pouco, ler, etc. =)

19 - Assim que o processo terminar, verifique se não deu aborted durante o processo! Se não deu nenhum aborted, volte e vá em reboot options e vá em reboot.

20 - Se tudo deu certo, vai ligar e aparecer o M da Motorola como antes mas o LED de notificação vermelho vai ficar aceso por um tempo. Se demorar mais de 15 minutos, reinicie e faça os Wipes de novo.

21 - Agora que ligou, basta configurar seu aparelho, instalar o Titanium Backup e o Bootmenu Manager, restaurar os apps e pronto. Você está com o Android 4.1.2 oficial da Motorola. =D



Espero que tenham gostado e que não achem muito complicado, tentei explicar o máximo possível para quem não entende e muitas vezes tem medo de mexer no celular.



ATUALIZAÇÃO 27/03/2013:
Tive a permissão do desenvolvedor da CyanogenMod para o Motorola RAZR, o Hashcode, para postar a ROM aqui no blog. Logo logo irei fazer um tutorial de como instalar ela e garanto que é bem mais fácil que a oficial =)


ATUALIZAÇÃO 09/04/2013:
O arquivo do kernel foi renomeado no MEGA de boot_kernel_jb_eu Tec4All.img para somente boot_jb_eu.img

O motivo é que com o espaço Tec4All tinha gente que estava tendo problemas quando ia dar o flash do kernel, impossibilitando o término do processo. Quem já baixou é só renomear =)


ATUALIZAÇÃO 11/04/2013:
Saiu galera, finalmente saiu. O Android 4.1.2 Jelly Bean oficial do BRASIL!!!! 

Ainda não tem Root e o processo para continuar com Root é meio complicado e não se tem certeza de se continuar com Root. E não existe downgrade para o Android 4.0.4 ICS, ou seja, se não deu certo do root, ficará sem por um tempo =(

Mas e aí, querem que eu coloque o tutorial do Android 4.1.2 Jelly Bean Oficial do Brasil para o RAZR / RAZR Maxx XT910??

Pode gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...