Translate

sábado, 12 de julho de 2014

[15] - Review HD Externo Samsung M3 500GB


Unboxing + Review



Fiz um unboxing rápido só para mostrar abrindo o HD. Mas então vamos ao review.





O modelo que ganhei é de 500GB e compatível com USB 3.0 e 2.0 usando um cabo apenas. Mas como isso? Já que o USB 3.0 tem mais fios que o 2.0, então teoricamente, o USB 3.0 não funciona em porta 2.0. Neste HD externo, os fios que seriam do USB 3.0 são separados do USB 2.0, então o MicroUSB dele é dividido em duas partes, uma normal, USB 2.0 (que qualquer cabo MicroUSB 2.0 entra) e mais uma parte do USB 3.0. Mas mesmo com o cabo do USB 3.0 ele funciona normal em portas USB 2.0.



O Cabo do HD é como no da foto, a diferença é que ao invés de preto é azul na parte de dentro. A primeira parte é a du MicroUSB normal e a segunda, mais quadrada e na direita, é a parte do 3.0

Gostei do tamanho do aparelho, não é grande. Ao olhá-lo pela primeira vez ele parece meio frágil, mas ao pegá-lo, parece mais resistente. Mas mesmo parecendo, não vou derrubá-lo para saber se é, além de ser um HD, então uma queda pode danificá-lo. Usei o software da Samsung de gerenciamento e para backup e não gostei, na verdade nunca gostei de um programa de backup, então o programa pode ser bom mas eu não consegui me adaptar a ele.

A velocidade dele é de 5400 RPM e no USB 2.0 é de 480 Mbps (Megabits e não Megabytes!) e no USB 3.0 é de 4.8 Gbps, mas na média da velocidade pelo Windows 8 ficou entre 27 e 30 MB por segundo no USB 2.0, meu PC não tem portas USB 3.0. A média foi boa se formos considerar que eram na maior parte arquivos pequenos e não arquivos grandes de alguns GB, como filmes em HD. Para vocês que devem estar se perguntando a diferença dos Megabits para Megabytes, a velocidade de 480 Megabits por segundo equivale a 48 MB por segundo, então 4.8 Gbps equivale a 480 MBps.

Isso vale na Internet também. Você contrata a internet de 10 Megabits por segundo e leva 1 MegaByte por segundo, que é o certo.

Como o HD, no Windows, não tem 500GB reais, ele tem 465GB. No Mac OS X e no Linux (em algumas versões mais novas), ele formata o HD e o sistema reconhece os 500GB, mas porque eles usam um tipo de verificação do tamanho do arquivo diferente do Windows.

Consegui fazer o backup de tudo que tenho de importante, algo em torno de 200GB, e sobrou bastante espaço e demorou "apenas" pouco mais de 2 horas. Ele é um bom HD para o Wii, PS2 Slim, Notebook e PC pelo seu tamanho (HD de notebook, 2,5").

No começo tive problemas de identificação do aparelho no Windows 7, dava que o aparelho USB não tinha sido reconhecido ou que estava com problemas. Já pensei que era meu HD mas na verdade era meu Windows. Fiz a formatação e agora na primeira tentativa ele funcionou.

Na caixa do HD diz que nele cabem cerca de 125.000 músicas, 142.000 fotos e 40 horas de filmes em HD. As músicas em mp3, 128kbps e média de 4 minutos de música. As fotos em JPEG, tiradas com uma câmera de 6 MP de alta qualidade e com média de 3.5 MB por foto. As horas dos filmes diz que foram calculadas usando uma taxa de 28.5 MB/s, que usa 12.5 GB por hora.

O ponto positivo dele é que ele usa apenas uma porta USB. Não uma mais a tomada para alimentação nem uma mais outra USB para alimentação. Apenas uma para energia e dados, o que é excelente, são menos cabos e menos dependência de portas USB livres. Um ponto que achei fraco nele é não poder mudar o HD dele, talvez seja bom, porque os usuários leigos não mechem, mas eu achei ruim porque a manutenção dele, com isso, fica muito mais cara.


Espero que tenham gostado e até a próxima =D

6 comentários:

  1. Olá amigo, estou com mesmo problema que você relatou com o meu hd externo. Ao executá-lo o icone aparece no gerenciamento de disco mas não consigo acessá-lo, a unica opção que tenho é converter em disco dinâmico, como solucionou seu problema? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei outro cabo. Estou usando um cabo normal USB 2.0 e não o USB 3.0 que veio com ele. E troquei de porta USB.

      Excluir
    2. Qual seria o cabo compatível? pois essa entrada do Hd Externo é bem peculiar. já tentei de tudo, segunda feira vou a uma assistência tec. Mas vlw pelas dicas.

      Excluir
    3. Um cabo USB 2.0 normal, padrão MicroUSB. Como falei, o cabo dele tem 2 partes, a parte dos conectores USB 2.0 e a do USB 3.0, que é separada, menor e mais quadrada.

      Excluir
  2. jovem, tenho uma unidade dessas de 1TB. O fato é que o HD não é um desses comuns de notebook, como possa parecer. A placa logica dele é diferente, nçao tem conector sata, como seria esperado. Entao se ele queimar, é tentar salvar os dados e jogar tudo fora...

    algo que nao ocorreria se comprassemos uma case 2,5 (~20$) e um hd de notebook (~240$). eu gostei dele bem rapido... mas nao confio de forma alguma nele... comprei outro pra ser o becape dele..

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me referi ao tamanho por ele ser pelo menos baseado no HD de 2,5". Mas eu gostei dele e não parece que vai dar problema logo. =)

      Excluir

Pode gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...